Beauty

Vamos falar de Água Micelar?

14 Março, 2019

Trabalhar numa loja com produtos de cosmética e tratamento, tem por vezes um lado extremamente irritante, deixem-me já dizer-vos. E por vezes essa mesma irritação deve-se à influenciação que as nossas queridas clientes tiveram por parte da televisão ou de revistas ou de redes sociais, e chegam às lojas, a pedir produtos que não bem para elas, ou a insistir que certos produtos fazem isto e aquilo. Pois bem, nem sempre é bem assim, e depois lá estamos nós, conselheiras de beleza nos pontos de venda, a tentar explicar, com todos os bons modos (ainda que no fundo tenhamos uma vontade de gritar para os ouvidos das pessoas) que afinal aquele creme de  manchas no pescoço que viu na revista não é especifico para hidratação das mãos.

Esta semana, a moda, pelo menos por lá, era Água Micelar. Vinha uma cliente e pedia uma Água Micelar da marca X, e nós, sempre queridas, acompanhamos a cliente ao linear da marca e eis que ela nos diz que quer este produto para desmaquilhar o rosto, olhos, lábios e tudo o mais. Quase que tenho um ataque. Tento com muito jeitinho explicar o real função da Água Micelar  e eis que oiço “ah mas na embalagem diz que desmaquilha e na televisão também disseram o mesmo”. Certo, e eis que olhamos para o rosto da pessoa à nossa frente e vemos que ali existe tudo o que é difícil tirar, eyeliner espesso, camadas e camadas de máscara de pestanas, base e pó aos potes, inúmeras sombras. Nestas alturas uma pessoa tem de se conter MUITO e respirar fundo 5 vezes sem a cliente dar por isso e com um sorriso amarelo tentar explicar o melhor funcionamento do produto que ela veio à procura e qual o mais aconselhado para ela sem ser bruta. 

Pois bem, por isso mesmo, e como esta semana foram inúmeros os casos, eis que venho aqui falar-mos de Águas Micelares, e a melhor maneira para as usar, para evitar erros que tenho visto por esse Portugal fora e arredores. Antes de mais, deixem-me dizer-vos que existem dois tipos de Água Micelar, a simples e a bifásica.

A simples, consiste numa água de limpeza, que pode ser desintoxicante ou não, que ajuda a retirar as impurezas à superfície da pele, deixando-a limpa e pronta para os hidratantes e seruns que quiserem aplicar a seguir, não servindo de desmaquilhante. A minha, é da Dior da linha Hydra Life, e utilizo apenas nos dias em que estou de folga e não uso qualquer tipo de maquilhagem, apenas para limpar o rosto mais rapidamente do que com espuma de limpeza e água. 

A bifásica, que normalmente é constituída por duas partes, uma liquida e outra em óleo, deve ser agitada para a mistura dos dois componentes antes da utilização, e esta para além da limpeza básica, pode funcionar como desmaquilhante, mas não se enganem, porque se existir eyeliner, máscara de pestanas à prova de água, bases com primer por baixo, pós, e toda uma maquilhagem completa, bem podem andar para aí a esfregar a pele que a coisa ainda vai demorar a sair. Tentem, caso possam, optar por um desmaquilhante bifásico especifico para olhos e lábios e então a Água Micelar pelo rosto. Ainda assim, não sou a maior fã de aconselhar este produto como desmaquilhante, porque na realidade ele não é, ou não costuma ser assim tão forte. E para além disso, se usarem a versão bifásica no rosto todo, tenho quase a certeza que vão querer passar a pele por água após a aplicação, devido ao óleo, a não ser que tenham uma pele tão seca que se pareça com a areia do deserto. 

Portanto minha gente, por muito fofinhas que as marcas sejam, em querer tirar trabalho ao pessoal, não se fiem muito nas embalagens e nos anúncios, pois nem sempre a coisa é para levar à letra em todos os casos. Até porque cada caso é um caso, e cada pele é uma pele. 

E só para esclarecer, sou fã da Água Micelar para limpeza básica de quem não esteve a cavar o dia todo, agora para o resto, nem por isso. Mas falem com a vossa conselheira de beleza, e tirem as dúvidas sobre o que pode ser melhor para vocês e qual a rotina que limpeza que devem escolher. Estamos lá, e cá para isso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.