Beauty

SPF – O melhor amigo da pele no Verão.

23 Julho, 2018

Todos os Verões, o meu drama é sempre o mesmo. Tendo uma pele extremamente clara, os escaldões faziam parte do sofrimento que acompanhava os finais dos dias de praia. Mesmo que já tivesse uma cor mais a puxar o caramelo, com leite, o escaldão continuava a aparecer. Hoje em dia, as coisas são um pouco diferentes e aprendi como proteger a minha pele do sol, conseguindo um bronzeado bonito na mesma.

Até à bem pouco tempo, na minha pequena cabecinha, os factores de protecção apenas atrasavam o bronzeado, e por isso bastava colocar  alguma quantidade sobre a pele quando chegava à praia ou apanhava sol na piscina. Logicamente, este processo resultava nos maiores escaldões que possam imaginar. Literalmente, uma vez cheguei a ter de dormir no chão fresco de azulejo, tais eram as dores. Passava com um after-sun, dizia muitas vez para mim mesma.

Hoje em dia, as coisas já não são bem assim, e a minha cabecinha está mais do que programada para proteger a pele de outra forma, forma essa que a minha pele já merecia há algum tempo. E vou contar-vos tudinho por aqui.

Para começar, quero dizer-vos que o facto de utilizarem um factor 50 não implica que não acabem o Verão com o bronzeado mais bonito de todos, a única diferença é que provavelmente será ainda mais luminoso por ser saudável. Isso é tudo um mito. O factor de protecção serve, para além de proteger a nossa pele contra os efeitos mais visíveis do sol, nomeadamente os escaldões, para a proteger também de todos os danos que não vemos a acontecer em frente aos nossos olhos, mas que daqui a uns anos, nos vão atormentar. Não só estamos mais vulneráveis a cancro de pele, em casos mais graves, mas também a manchas, a rugas e ao envelhecimento precoce, não só na pele do rosto, como também no resto do corpo. Aliás, grande parte dos danos que podem acorrer nas células da nossa pele, visível ou não, é devido ao sol. Por isso mesmo a protecção é mesmo importante nos dias que correm, e nem só ao sol. Sabiam que as luzes de maior parte das lojas e espaços fechados emitem luz UVB, que pode fazer danos na pele?

Ora bem, deixo-vos aqui alguns truques. Quando aplicam um SPF50 ou um SPF15, a protecção que estão a aplicar é a mesma, o que muda é a duração da aplicação. Provavelmente enquanto colocam um 50, a vossa protecção dura duas a três horas, aplicando um 15 a protecção será de menos tempo e logo terão de reaplicar. Existem protectores com intensificadores de bronzeado para princesinhas com pele de Branca de Neve tal como eu, para que apesar de estarmos protegidas a 100% conseguirmos obter aquele tom de pele que todas desejamos. Para o vosso rosto, também existem opções fantásticas e especificas, uma vez que se trata de uma pele mais fina, já conseguem encontrar no mercado, opções com protecção contra UVA/UVB e radicais livres, e que oferecem cuidados anti-rugas e/ou anti-manchas para um melhor cuidado. Muitas destas opções até conseguem substituir os vossos hidratantes de dia.

A minha rotina mudou, mesmo no inverno, e visto que trabalho num espaço com as ditas luzes artificias que podem causar danos na pele, aplico após o serúm e o creme de olhos, um creme de rosto de SPF50 com protecção anti-rugas e anti-manchas, e quando consigo apanhar bons dias de sol, coisa difícil nesta espécie de verão, tenho aplicado o protector solar da Dior que podem ver na imagem, da linha Dior Bronze, que faz exactamente o que eu preciso, protecção fácil e de rápida aplicação devido ao spray em bruma 360º (podem aplicar com uma facilidade incrível mesmo com a embalagem de pernas para o ar), e com intensificador de bronzeado, que aplico de hora a hora. E uma vez que é um óleo em bruma, conseguimos também manter a pele hidratada mesmo com o ar da praia. Um misto de factores positivos para mim.

A partir de agora já não há desculpas para falhar na protecção de verão. E vocês, qual a vossa rotina de protecção e dicas de um bronzeado bonito e saudável? Contem-me tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.