Life

“É só desta vez”

18 Outubro, 2019

“É só desta vez”. A frase que tanto ouvem agora na televisão, culpa do anuncio dedicado à reciclagem, que tenta passar a mensagem de que uma vez são vezes a mais. O anuncio é giro sim senhora, mas deu-me uma visão do Mundo que nunca tinha reparado antes, que se baseia na quantidade de vezes que fazemos algo em que é “só aquela vez”.

Estava na paragem do autocarro à espera do mesmo, para fazer o meu caminho diário até Lisboa, e à minha frente estava um senhor já de alguma idade e um jovem nos seus 20’s. O senhor mais velho, que fumava um cigarro, assim que o autocarro chega à estação e abre as suas portas, deita imediatamente a beata para o chão, chamando a atenção do mais novo que lhe diz educadamente colocando-lhe a mão no ombro “amigo, tem ali um caixote”. O senhor envergonhado ou então talvez não, responde “é só desta vez”. Fiquei a olhar para aquela situação, a pensar se estava mesmo ali ou em casa a ver televisão com o anuncio a passar. Não estava. O que me levou a pensar nisso.

Eu própria digo muitas vezes “é só desta vez” a tantas coisas que nem consigo contar. É aos sapatos que não convêm comprar naquele mês, é ao pacote de gomas que se devora na hora de almoço, é ao tempo perdido sem fazer nada, porque é só daquela vez.

E depois começamos a pensar no Mundo em geral. Porque raio é que tem de haver uma vez sequer? Se cada pessoa fizer só uma vez qualquer coisa, na realidade são mesmo muitas (e não, não vou estar aqui com valores e números porque não me dei ao trabalho de pesquisar a população mundial). Seja beatas no chão, garrafas de plástico no contentor errado, uma saída de bebidas antes de conduzir, uma traição e sei lá mais quantas situações que vos possam vir à cabeça. Quantos de vocês, que são uns queridos e perderam 5 minutos a ler este texto, estão a pensar na quantidade de vezes que isto acontece na vossa vida. É verdade. O anúncio dá que pensar quando lhe prestamos a devida atenção, e na realidade a ideia é mesmo essa.

Contornamos as nossas vidas à volta do “é só desta vez” e nem damos conta disso. Talvez esteja na altura de comer a dar mais importância a isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.