Life

Boas energias para Principiantes.

7 Setembro, 2016

Resultado de imagem para feng shui

Sim, a principiante sou mesmo eu, mas achei que deveria partilhar convosco a situação actual, podendo até ajudar alguns de vocês que tal como eu têm dias repletos de agitação e stress no local de trabalho e que quando chegam a casa só querem esquecer que o Mundo lá fora não existe e que há coisa melhores a que pensar e dedicar os belos minutos da nossa vida. Ora bem, de acordo com a minha pesquisa, a melhor maneira de conseguir um estado mais calmo e pacifico para o nosso estado de espírito, passa mesmo pela decoração do nosso lar e de certa maneira a modos que já sabia disso, mas nunca me tinha dedicado assim tanto a ter um local onde reina a paz e a harmonia. Não vos garanto que com as ditas que vos vou dar a seguir, não existam discussões em casa com o marido ou namorado, ou que os vossos filhos vos deixem com os nervos em franjas com as mais recentes artimanhas que aprontaram, mas posso dizer-vos que o vosso corpo e a vossa mente vão agradecer todas as alterações que fizerem por eles, e talvez nem venham a ter uma reacção tão drástica quando repararem que o vosso cão vos deixou um presente na almofada ou que o vizinho vos partiu um vidro da janela com uma boa de futebol…Ok, eu talvez não tenha e talvez até venha a ameaçar o gaiato com um arco e flecha, mas como vocês são criaturas mais normais do que eu no que toca a ter paciência, vão reagir com mais calma de certeza.

Falemos então de Feng Shui, uma arte tradicional chinesa que visa atrair equilíbrio e boas energias à vida de cada um de nós e que se suporta em grande parte, na decoração de habitações e afins de modo a se conseguir uma harmonia essencial ao bem estar dos seres.  A palavra Feng Shui, quando levada à letra significa água e vento, que basicamente simbolizam saúde, felicidade, paz e prosperidade. E sejamos sinceros, quando é que foi a ultima vez que meteram os olhinhos numa casa onde as cores brancas e mobiliário simples predominavam e não ficaram mais calmos? E nem sequer precisam de marcar visitas guiadas com os ditos senhores da imobiliárias para ver uma dessas, basta pesquisar no Pinterest, casas de arquitectura moderna e voilá!, problema resolvido e ainda conseguem umas quantas inspirações para o vosso próprio espaço a que querem chamar de lar.

Esta “Técnica” – chamemos-lhe assim –  de relaxamento e equilibrio pessoal, passa por todos os cantos da vossa casa e nem o canto do fundo da despensa passa despercebido. Quando falamos de decoração, podemos já começar por dizer que a simplicidade é rainha nesta área e isso passa novamente por todos os lados incluindo a cozinha onde basicamente se começa o dia, por isso é importante que a mesma esteja arrumada e com aspecto acolhedor e claro, limpo (sim, é a minha semi-OCD a falar) favorecendo a abundância e a prosperidade.

Os móveis podem também contribuir imenso para a harmonia do lar, trabalhando tanto a nível de cores, materiais e posições. Por exemplo, a cama deve ficar posicionada no sentido contrário da porta de entrada do quarto e os sofás devem ficar de frente para a porta, proporcionando assim uma sensação de acolhimento. Os materiais devem ser o mais naturais possíveis, optando por madeiras, pedras e metais (o plástico vai um pouco contra o sentido de natureza e calma que se pretende), e as cores  também devem ser escolhidas com algum cuidado, sendo que cada uma delas estimula diferentes sensações psicológicas (exemplo: vermelho e laranja estimulam o diálogo, o azul e o verde estimulam relaxamento).

Não me podia esquecer da parte mais importante e aquela que mais gosto de ver numa casa, ou em qualquer espaço na realidade, que é a luminosidade. Esqueçam as casas com janelas pequenas onde o que podem fazer é carregar cada superfície plana com candeeiros de todas as intensidades, e passem a adaptar janelas grandes, que dão trabalho a limpar sim, mas que também conferem ao vosso lar uma luz natural brilhante e muito calmante. Para mim é o factor mais importante de todas estas dicas de boas energias. Desde que tirei as cores mais escuras do quarto e deixei tudo mais luminoso e com direito a raios de sol, este meu espaço passou a ser o meu lar, o meu canto e o meu refugio tranquilo e cheio de paz em que me obrigo a deixar os problemas à porta.

Se quiserem ainda melhorar mais um pouco, bastam umas velas aromáticas (mesmo durante o dia) e as vossas músicas preferidas. Rock e Techno talvez não seja o ideal para o efeito, mas ainda assim a escolha é vossa. O espaço é vosso. A ideia é relaxar da melhor maneira, e trazer tudo o que for de boas energias para vos ajudar a aliviar a alma. E agora se me dão licença, vou só ali colocar umas belas melodias de piano a tocar, que as velas já estão acesas. Boas energias para quem mais precisa delas. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.