Life

Algoritmos á parte, eu é que decido!

17 Março, 2016

image

Foi ainda ontem (16.03.2016) que o Instagram anunciou que vai sofrer mais uma transformação, de acordo com eles, para melhorar a visualização de tudo e mais alguma coisa e para melhorar a experiência do utilizador.
Ou seja, seguindo as pisadas de outras redes sociais como o Facebook e o Twitter, o Instagram vai agora alterar o que aparece no nosso feed de noticias, alterando o que antigamente aparecia por ordem cronológica para aquilo que supostamente está dentro dos nossos interesses. Este processo de selecção será decidido através de um algoritmo que actualiza os gostos da pessoa em questão e decide o que esta realmente quer ver no dito feed de noticias.
De acordo com a empresa, esta decisão foi tomada porque as pessoas acabam por perder 70% do conteúdo dos feeds publicados. 
Ora bem, para muitos pode até fazer algum sentido e de certa forma pode ser uma ajuda no que toca a estar actualizado, mas seria isto tudo mesmo necessário? Não seria suposto ser eu a decidir o que realmente quero ver de acordo com quem sigo e com as horas em que as coisas acontecem?
O Facebook, a meu ver, acabou por perder muito com esta actualização, até porque agora raramente me mostra o que eu quero ver, mas sim o que o algoritmo pensa que eu quero ver, e se o mesmo acontecer com o Instagram, e acreditem que se há alguém que passa imenso tempo nesta rede social sou eu, tenho um pouco receio de perder o interesse.
De acordo com eles, isto é tudo para o melhor, mas sinceramente quantas de nós que estamos contentes com isto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.