Life

5 dicas para melhorar o estado de espírito.

13 Fevereiro, 2017

Posso desde já começar por dizer que não sou uma pessoa fácil. Muito rapidamente e com poucas e pequenas coisas, o meu estado de espírito perde a vontade de sair de casa e acaba por se isolar num cantinho escondido do meu ser, deixando-se por lá ficar até que por obra de todos os santinhos  (sim, têm mesmo de ser todos) volta a sair cá para fora, devolvendo-me um pouco de auto-estima e vontade de realmente viver qualquer coisinha que não seja ficar um dia inteiro no sofá a chorar sabe-se lá muito bem o quê. Viver assim é chato e extremamente aborrecido. Já perdi a conta as coisas da vida que perdi ou os momentos que presenciei, mas que não vivi por completo por estar neste “buraco” onde a felicidade e os sentimentos mais positivos não entram. Por isso mesmo, e para também ajudar aquelas pessoas que talvez se identifiquem com as minhas palavras anteriores, criei uma lista de rotinas ou dicas a por em prática agora, para que possam animar o vosso estado de espírito e com isso passar a aproveitar muito mais os minutos dos vossos dias.

Ponto 1 – Criar uma playlist de músicas alegres e positivas.

Resultado de imagem para iphone playlist happy

Todas nós temos a mania de começar a ouvir músicas do mais deprimente e triste que pode haver quando estamos um pouco mais em baixo. Esqueçam as músicas lamechas que acham que vos faz lembrar dos antigos momentos felizes que viveram, e toca a preencher os vossos ipod, iphone’s ou seja qual for o vosso dispositivo preferido, com músicas animadas e alegres, que tenham um ritmo mais vivo do que morto. Por norma, Metal e Rock pesado também não ajudam.

Ponto 2 – Passear os vossos animais/ criar uma rotina de caminhadas ou corridas

Resultado de imagem para walk your dog

Acreditem ou não, fazer uma destas opções  (mesmo que não tenham animais), ajuda a que a nossa mente divague um pouco mais, deixando de se focar nos pontos negativos da nossa vida que nos estão a atormentar. Fazem bem há alma e ainda ajudam o corpo. Podem beneficiar muito mais, se levarem convosco a playlist mais alegre que criaram anteriormente.

Ponto 3 – Noites bem dormidas

Resultado de imagem para good night sleep

Ok, eu já sei que me vão dizer que este ponto é o mais difícil de concretizar e coiso e tal, mas pensam lá bem, se pelo menos uma vez por  semana não conseguem dormir 8 horinhas? Não, nem ao fim-de-semana ou nas folgas? Tentem organizar a vossa agenda para que possam mudar os vossos hábitos nocturnos e assim dormir pelo menos mais uma hora por noite. Acreditem que o segredo de uma alma saudável também passa por um bom descanso. Se são daquelas pessoas que chegam à cama e demoram 3 horas a adormecer devido a tudo o que têm na cabeça, façam favor de beber um cházinho de camomila antes de deitar. Faz milagres e em menos de nada estão a dormir relaxada-mente.

Ponto 4 – Ver comédias ou filmes mais alegres ou motivadores

Resultado de imagem para movie at home

Nem sequer precisam de sair de casa para concretizar este ponto, caso estejam numa de não gastar dinheiro e ficar por casa, podem muito fazer fazer umas pipocas caseiras e ligar a televisão ou o computador. Durante o tempo do filme a vossa mente está distraída, e logo a seguir não vai estar tão preocupada com todos os problemas da vida. Os que temos tendência para exagerar pelo menos. E até porque qualquer filme, nos acaba por ensinar, uma ou outra lição de vida. Mas façam-me um favor e mantenham-se afastadas dos filmes de terror e suspense, sim? Se a vossa cabeça já é um filme de terror, porque raio vão misturar mais ataques cardíacos há mistura?

Ponto 5 – Comida da boa com os amigos. 

Resultado de imagem para dinner with friends

Quando tudo o resto falha e só vos apetece é comer para alegrar, façam-no da melhor maneira possível: com amigos. Experimentem um local novo, façam experiências em casa, voltem ao espaço do costume. O importante é convidar os amigos, seja para um jantar ou um almoço, o importante é estarem juntos, quem sabe desabafar um pouco,  rir imenso e saborear a comida. Os amigos são a melhor arma que temos contra um estado de espírito que está completamente em baixo, e a comida que gostam também ajuda.

E voilá. Esta é a minha lista de passos a concretizar quando me sinto completamente em baixo. Gostava de saber o que fazem vocês quando se sentem assim? Repetem algumas das minhas dicas? Acrescentam rituais à vossa rotina diária? Contem-me tudo. 🙂

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.