Posso desde já começar por dizer que não sou uma pessoa fácil. Muito rapidamente e com poucas e pequenas coisas, o meu estado de espírito perde a vontade de sair de casa e acaba por se isolar num cantinho escondido do meu ser, deixando-se por lá ficar até que por obra de todos os santinhos (sim, têm mesmo de ser todos) volta a sair cá para fora, devolvendo-me um pouco de auto-estima e vontade de realmente viver qualquer coisinha que não seja ficar um dia inteiro no sofá a chorar sabe-se lá muito bem o quê. Viver assim é chato e extremamente aborrecido. Já perdi a conta as coisas da vida que perdi ou os momentos que presenciei, mas que não vivi por completo por estar neste “buraco” onde a felicidade e os sentimentos mais positivos não entram. Por isso mesmo, e para também ajudar aquelas pessoas que talvez se identifiquem com as minhas palavras anteriores, criei uma lista de rotinas ou dicas a por em prática agora, para que possam animar o vosso estado de espírito e com isso passar a aproveitar muito mais os minutos dos vossos dias.
Ponto 1 – Criar uma playlist de músicas alegres e positivas.
Todas nós temos a mania de começar a ouvir músicas do mais deprimente e triste que pode haver quando estamos um pouco mais em baixo. Esqueçam as músicas lamechas que acham que vos faz lembrar dos antigos momentos felizes que viveram, e toca a preencher os vossos ipod, iphone’s ou seja qual for o vosso dispositivo preferido, com músicas animadas e alegres, que tenham um ritmo mais vivo do que morto. Por norma, Metal e Rock pesado também não ajudam.
Ponto 2 – Passear os vossos animais/ criar uma rotina de caminhadas ou corridas
Acreditem ou não, fazer uma destas opções (mesmo que não tenham animais), ajuda a que a nossa mente divague um pouco mais, deixando de se focar nos pontos negativos da nossa vida que nos estão a atormentar. Fazem bem há alma e ainda ajudam o corpo. Podem beneficiar muito mais, se levarem convosco a playlist mais alegre que criaram anteriormente.
Ponto 3 – Noites bem dormidas
Ok, eu já sei que me vão dizer que este ponto é o mais difícil de concretizar e coiso e tal, mas pensam lá bem, se pelo menos uma vez por semana não conseguem dormir 8 horinhas? Não, nem ao fim-de-semana ou nas folgas? Tentem organizar a vossa agenda para que possam mudar os vossos hábitos nocturnos e assim dormir pelo menos mais uma hora por noite. Acreditem que o segredo de uma alma saudável também passa por um bom descanso. Se são daquelas pessoas que chegam à cama e demoram 3 horas a adormecer devido a tudo o que têm na cabeça, façam favor de beber um cházinho de camomila antes de deitar. Faz milagres e em menos de nada estão a dormir relaxada-mente.
Ponto 4 – Ver comédias ou filmes mais alegres ou motivadores
Nem sequer precisam de sair de casa para concretizar este ponto, caso estejam numa de não gastar dinheiro e ficar por casa, podem muito fazer fazer umas pipocas caseiras e ligar a televisão ou o computador. Durante o tempo do filme a vossa mente está distraída, e logo a seguir não vai estar tão preocupada com todos os problemas da vida. Os que temos tendência para exagerar pelo menos. E até porque qualquer filme, nos acaba por ensinar, uma ou outra lição de vida. Mas façam-me um favor e mantenham-se afastadas dos filmes de terror e suspense, sim? Se a vossa cabeça já é um filme de terror, porque raio vão misturar mais ataques cardíacos há mistura?
Ponto 5 – Comida da boa com os amigos.
Quando tudo o resto falha e só vos apetece é comer para alegrar, façam-no da melhor maneira possível: com amigos. Experimentem um local novo, façam experiências em casa, voltem ao espaço do costume. O importante é convidar os amigos, seja para um jantar ou um almoço, o importante é estarem juntos, quem sabe desabafar um pouco, rir imenso e saborear a comida. Os amigos são a melhor arma que temos contra um estado de espírito que está completamente em baixo, e a comida que gostam também ajuda.
E voilá. Esta é a minha lista de passos a concretizar quando me sinto completamente em baixo. Gostava de saber o que fazem vocês quando se sentem assim? Repetem algumas das minhas dicas? Acrescentam rituais à vossa rotina diária? Contem-me tudo. 🙂