Dramas de um lojista – As “amostrinhas”

208723015377519

De dia para dia, há cada vez mais coisas que me tiram a paciência lá na loja, o que não é de estranhar quando se passa 6 anos no mesmo espaço,  a ouvir as mesmas questões, a ver as mesmas pessoas. Sim, os clientes não são sempre os mesmos, mas a razão o que os leva a trazer os seus rabiosques até ao nosso espaço é quase sempre a mesma: ou vêm para comprar, para experimentar e questionar ou simplesmente para chatear.

Estando num espaço comercial de perfumes e cosmética, há uma pergunta que se torna constante e que sem dúvida é a que me aborrece mais e me obriga a revirar os olhos quando ninguém está a ver.

“Oh menina,  não têm amostrinhas?”

Por norma quando estas palavras saem da boca de um cliente e não são assim tão poucos a dizer isto, o meu sorriso vai de viagem para um planeta longínquo e não tem vontade nenhuma de voltar. Vamos lá por os pontos nos ís com esta histórias das amostras aos clientes. Para começar acho que isto é tudo um mau hábito que as perfumarias criaram, ninguém vai ao supermercado comprar um kg de bifes de vaca, mas quer um de amostra. E as pessoas deveriam começar a perceber que esta coisa da crise não está assim tão má, mas também não a podemos colocar para trás das costas, e achar que tudo está bem e que vão ter à disposição nas lojas todas as amostras e ofertas que estão a pensar. Minha gente, não somos nenhum fornecedor de amostras gratuitas. E deveriam começar também a pensar que não é porque compraram um batom hidratante de 5€ que têm direito a 20 amostras de perfumante e mais 15 de tratamento. A coisa não funciona assim.

Constantes são as vezes em que levamos com bocas entre dentes afirmando que nós é que ficamos com os ditos tamanhos de ensaio (termo correcto e que nunca ninguém sabe o que é,  para as amostra) e que por essa razão é que não temos para oferecer. Sim, é muito bom ouvir estas coisas enquanto lojistas que já perderam a paciência a explicar a diferença entre as 20 mil bases de temos em loja durante 3 ou 4 horas. Também temos a questão daquelas situações em que o cliente afirma que só paga as suas compras se tiver amostras (porque quando vai a uma Stradivarius comprar um par de calças também só paga se lhe oferecerem uma camisola, claramente). E claro que não podia faltar aqueles que só entram na loja para pedir as ditas amostras.

Não julgamos ninguém, mas o nosso trabalho tem de ser feito e nem sempre é fácil ter ofertas, presentes e regalias para todos os nossos clientes. A coisa tem de ser pensada e organizada para dar para todos, porque esqueçam lá a ideia de que temos um armazém repleto de materiais gratuitos há vossa disposição para vos oferecer. E não, não os temos em casa, não os oferecemos aos amigos e não, não os temos em loja.

Oferecemos o que temos, quando temos e quando pudemos, por isso se fazem favor desabituem-se lá dessa coisa de mendigar amostras como se precisassem delas para sobreviver, e já agora parem de ralhar com o coitado do lojista que apenas está ali há ordem de outros e que não faz mais porque não pode.



1 thought on “Dramas de um lojista – As “amostrinhas””

  • Descrição exata.
    são ofertas especiais e não obrigatórias
    Gosto particularmente das que fazem alergia a tudo e precisam de testar durante uma semana!! (Amostras para uma semana!!) ou as que o perfume não fixa e exigem amostras porque testar na pele no momento não é suficiente!!
    Imaginem a quantidade de “amostras ” que as marcas precisariam de ter!!! E o que não se venderia porque uma amostra pode chegar a ter 10 e 5 ml!! Dura certamente mais que um dia/teste!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *